Análise! Mount & Blade: Warband

Mount&Blade : Warband













Gênero: RPG, Sandbox, Simulador
Língua: Textos - Inglês, tradução para PT-BR parcial; Áudios - Inglês
Data de lançamento: 30 de março de 2010
Característas: Mundo aberto, não-linear, gameplay infinito, workshop, single-player, multiplayer
Câmera: 1º, 2º e 3º pessoa
Gráficos: Animados, busca o realismo, figuras tridimensionais
Sinopse:
 Mount&Blade representa uma franquia de games medievais, tendo sido desenvolvido pela turca Taleworlds, no game, o jogador pode criar seu personagem, escolhendo seu sexo, visual, idade e por conter elementos de RPG, seus atributos também.
 Apesar de ser um game não linear, seu objetivo é apresentado logo nas cenas iniciais, conquistar o continente no qual o jogador embarca, a fictícia terra de Calradia, e para isso é possível se tornar vassalo de um monarca e ir subindo na hierarquia do reino pertencente a ele, ou conquistar o seu próprio reino através de guerras e diplomacia.
 O jogo apesar de majoritariamente single-player possui diversos modos de jogo multiplayer, no qual coloca os jogadores para duelarem em arenas, ou para atacarem/defenderem determinado local.
 O combate no jogo é relativamente dinâmico apesar de parecer um pouco confuso a princípio, porém, depois poucos minutos de jogatina o jogador facilmente se adapta aos comandos. É possível entrar em batalhas com até mais de 100 unidades na tela, uma vez que seu combate é feito em proporções colossais.
 Mount & Blade conta com duas expansões/dlc's, Napoleonic Wars, que adiciona conteúdos exclusivamente multiplayer baseado nas conquistas de Napoleão (no caso, traz armas de fogo ao universo do jogo), e a Viking conquest, que aborda um tema 'viking' e adiciona mais centenas de horas de gameplay em um outro continente com mecânicas atualizadas. Ainda é possível jogar (e no caso, criar também) expansões próprias, feitas pelos usuários, que funcionam como um simples mod, ou até mesmo um novo jogo, levando uma experiência completamente nova ao game com os temas mais inusitados, como pode ser observado no mod 'The last days of the third age', que coloca o universo de M&B dentro da obra de Tolkien, O senhor dos anéis.
Análise:
 Se fosse classificar o jogo com poucas palavras, certamente o definiria como: "simulador medieval"; pois suas mecânicas são profundamente imersivas, dando liberdade ao jogador de ser um simples mercador, negociando produtos em diversas cidades para construir sua fortuna (podendo até mesmo investir em estabelecimentos comerciais, como vinhedos ou padarias), ou se tornar um combatente famoso, tanto por sua bravura em combate quanto pelos seus atos de crueldade com os camponeses. Essa autonomia que os artifícios do jogo entregam, o caracterizam como um sandbox, pois suas escolhas e sua conduta influenciam e ajudam a moldar o universo do jogo.
 Como foi citador anteriormente, o combate é um tanto complexo, uma vez que possui toda uma variedade de movimentos de ataque e defesa para realizar com diversos tipo de armas como arcos, espadas, machados, bestas, alabardas, etc. O jogador pode defender com a arma empunhada ou com a ajuda de um escudo, posicionando-o com o auxílio do mouse no local onde pretende absorver o impacto, esse detalhe faz toda a diferença no calor da batalha e é realmente prazeroso se adaptar no combate. É ofertado ainda, ao jogador, um controle tático de tropas, podendo mantê-las em determinado local estratégico, ou ordenar que utilizem somente armas não-letais, para fazer prisioneiros.
 A câmera responde bem, tanto em primeira, quanto em terceira pessoa, no mapa ela pode ser um pouco confusa de se acostumar, mas assim como no caso do combate, depois de certo tempo, é inevitável se adaptar.
 O jogo não possui os gráficos mais impressionantes do mercado, principalmente no cenário atual, mesmo em sua época já eram defasados, modelos de personagens que lembram os utilizados em meados de 2007 em games como TES IV, porém, ter um belo visual nunca foi a proposta do jogo. Contudo a ambientação é bem executada, com claras modificações de clima e topografia em diferentes locais de Calradia, neve com pinheiros, planícies rochosas, florestas de carvalhos, etc.
 De longe, o áudio presente é o ponto mais fraco na obra, os gritos de guerra são extremamente abafados, passando a sensação de um trabalho amador (os gritos femininos dão vergonha de serem escutados). Um escudo se quebrando, lâminas se chocando, o trote de um cavalo, tudo isso é perfeitamente sincronizado, mas o que peca é justamente o arquivo de som que é executado com essas ações, não são prazerosos de se escutar apesar de tudo. A música é um fator questionável, se de um lado as composições são bem feitas, de outro elas são tocadas em momentos aleatórios e de ordem aleatória, cansando rapidamente o jogador de escutá-las.
 O jogo por ter sido lançado em 2010, não exige um computador muito robusto para rodar, sendo muito bem otimizado, tendo poucos (quase inexistentes) delays de render e bugs visuais, além de dar liberdade para configuração mais profunda de seus detalhes, como alterar ou até mesmo desligar efeitos de sombras, iluminação, renderização e outros relacionados. Em toda  minha experiência com o game (cerca de 200hrs), presenciei apenas 1 crash enquanto alternava entre as anotações ingame.
 A inteligência artificial funciona bem em alguns casos, como alguns lordes de maneira autônoma protegerem suas vilas ao menor sinal de ataque, recuar caso não deem conta das tropas inimigas e se aglomerar para atacar um castelo com um exército superior. Mas estes pontos indicados podem ser igualmente falhos, talvez seja proposital, talvez seja um erro, porém, algumas vezes os monarcas simplesmente irão ignorar acontecimentos relevantes e continuar com sua rotina como se nada tivesse acontecido.
 Ainda existem muitos, mas muitos jogadores de M&B, então encontrar pessoas para jogar no modo multiplayer não é um problema, no entanto, o ping não é muito favorável já que a maior parte dos servidores estão localizados nos EUA ou na Europa.
 Mount&Blade pode não ser perfeito, e realmente não é, vários problemas relacionados ao som, gráficos ultrapassados e uma IA confusa não o permitem ser, mas claro, no que ele se propõe a fazer, faz muito bem, no geral, pode ser considerado o melhor do seu gênero atualmente devido a sua complexidade e liberdade.
  Jogabilidade: 9; Gráficos: 7; Áudio: 6; Performance: 9; Peculiaridade: 9
  Nota Final: 8 - Vale a pena conferir a obra e gastar algumas horas em seu universo, este título está RECOMENDADO
  Consideração Pessoal: Um dos melhores jogos que eu joguei nessa minha vida, sem dúvidas, o jogo é sensacional e merecia mais atenção, o nível de entretenimento que o título oferece é realmente satisfatório, e me fez perder mais de duas centenas de horas batalhando contra soldados e nomeando nobres!
  Screenshots:
Câmera em terceira pessoa no combate
Câmera em primeira pessoa no combate






Câmera alterna para segunda pessoa no mapa do continente para a administração de tropas


  O jogo em seu preço cheio está custando cerca de R$30,00 na steam, contudo em promoções este valor costuma ficar em torno dos R$10,00.
  As especificações mínimas necessárias para que o jogo funcione são:
  Sistema Operacional: Windows XP
  Processador: Intel Core Duo 2.0 GHz / AMD Athlon 64 X2 360
  Memória RAM: 1GB
  Placa de vídeo: GeForce FX 5200 / ATI Radeon 9600
  Armazenamento: 500mb (consta 100mb nas informações oficiais, porém, o jogo em sí pesa cerca de 500mb :u)
  Som: Placa padrão de áudio

Links úteis
Página do jogo na steam
Página do jogo no metacritic
Site oficial


Comentários