Compreendendo a Lore (Dota 2) - Phantom Assassin / Mortred


 Dando sequência a matéria anterior sobre a lore deste magnífico MOBA, hoje irei tratar de uma heroína que depende quase que inteiramente da sorte; a prepotente, a caçadora de suportes, a evasiva Assassina Fantasma, Mortred: serva das irmãs do véu.



 Em sua descrição no índice de heróis, está listado o seguinte: "Através de um processo de divinação, crianças são selecionadas para serem criadas pelas Irmãs do Véu, uma ordem que considera o assassinato uma parte sagrada da ordem natural. As Irmãs do Véu identificam alvos através de meditação e ritos oraculares. Elas não aceitam contratos e nunca aparentam escolher alvos por razões políticas ou por dinheiro. Os seus assassinatos não estão relacionados com razões pessoais e podem parecer completamente aleatórios: é tão provável uma pessoa com grande influência ser eliminada assim como um camponês ou um cavador de poços. Qualquer que seja o padrão escondido nos assassinatos, só elas o conhecem. Tratam as vítimas como sacrifícios, e morrer pelas suas mãos é considerada uma honra. Criadas sem qualquer identidade exceto a sua ordem, qualquer Assassino Fantasma pode tomar o lugar de outro; o seu número é desconhecido. Talvez hajam muitos, talvez hajam poucos. Não se sabe nada sobre o que está por baixo do Véu Fantasma. Exceto que esta, de vez em quando, quando ninguém está perto para ouvir, é conhecida por agitar os seus véus com o sussurro proibido do seu próprio nome: Mortred."; O nome original para a tradução de 'véu', é representado pelo termo 'veil', que pode significar outros vocábulos, como 'manto'/'máscara'/'capa'/'disfarce' entre outros, portanto não se pode afirmar com 100% de certeza que a tradução esteja correta, já que os outras expressões também poderiam se encaixar com base na descrição dada, uma vez que ela literalmente possui uma capa/manto e seu elmo pode ser interpretado como uma máscara/disfarce, assim como uma espécie de véu, logo fica a disposição do jogador abraçar ou não a terminologia adotada oficialmente. Como descrito na biografia da heroína, não se sabe ao certo quantas assassinas fantasmas existem, apenas que existem mais de uma, porém, Mortred se destaca entre o grupo por se atrever a expressar seu próprio nome. A informação de que ela sussurra o próprio nome levanta uma dúvida literal, pois está escrito: "quando ninguém está perto para ouvir", logo, quem afirmou que ela sussurra o próprio nome?! A única maneira de isso fazer sentido é levar a frase como uma metáfora de rebeldia, que irei abordar mais a frente.

A mercenária seletiva
Arte por Sukus
 Mortred provavelmente é um trocadilho com a palavra 'murdered'(fonética similar), que significa assassinada/morta, e remete à tarefa da qual ela está vinculada.
 O trecho onde cita sussurrar o próprio nome, possui um significado mais enigmático, o de desafiar a sua própria natureza, mesmo que ela ainda cumpra as ordens recebidas, e 'por agitar os véus' é possível reforçar a afirmação anterior de que Mortred seria uma exceção a causa das Irmãs, uma renegada em ascensão.
 Outro ponto a ser analisado é o fato do Monkey King expor a seguinte frase ao se encontrar com Mortred no campo de batalha: "Apenas admita assassina, você mata porque você gosta.", deixando claro que ela não executa seus inimigos a mando das Irmãs, mas sim porque se deleita no perecimento alheio, uma oportunista sádica. Juntamente, quando finaliza algum inimigo, ela além de soltar uma gargalhada de desprezo também há a chance de dizer: "O caminho da natureza funciona com assassinato", Logo, ela se utiliza do princípio de sua ordem para justificar os seus crimes hediondos.
 Ao iniciar a batalha, a Phantom tem a chance de dizer que possui uma lista com 5 nomes contidos nele, no caso, os nomes dos 5 heróis inimigos, alvos direcionados pela ordem das Irmãs. Existe a possibilidade de essa frase também ser uma metáfora, já que é comum os heróis proferirem frases para intimidação, porém, devido ao evento de seu arcano, 'previsões do oráculo/nemesis assassin', a literalidade da expressão se reforça com o aparecimento de uma animação na tela na qual um contrato era entregue ao jogador que estivesse portando o cosmético.

 E já que eu toquei no assunto do arcano, o Paradoxo Múltiplo, é importante lembrar que junto com o item foi lançado uma história em quadrinhos para dar base ao lançamento do Oracle e ao evento. Em suas primeiras páginas, é reforçado o que foi dito à respeito da personalidade sádica de Mortred, a admiração por assassinar, na ocasião descrita, a morte desnecessária de um guarda que não estava na 'lista' que carrega (o que não corrobora para uma afirmação de que essa lista seja de fato verdadeira, uma vez que ela é bem seletiva quanto a quem matar).
 Ainda sobre o quadrinho, na época em que foi lançado, muitas pessoas ficaram se questionando se o Oracle era o 'Oráculo do Véu' citado pela assassina no jogo (mais precisamente nas frases: "O oráculo do véu nomeia um nome, e eu me movo para tomar essa vida. As diretrizes do 'Véu' exige isso."/"O Oráculo do véu escolheu você."). A resposta é: não dá pra ter certeza. Nas 16 páginas da HQ muito do diálogo é interpretativo, e ela se encerra com o dito cujo entregando as lâminas gêmeas do ferreiro Craler para Mortred. Defensores da ideia de que ele seria, de fato, o Oráculo mencionado, especulam que o fato dele ser o alvo da Phantom, não remove o título de profeta do personagem, até porque ele é o ser mais próximo da vaga descrição (e o que aparenta conhecer mais sobre) da Ordem das Irmãs do Véu.
 Retomando o assunto da insubordinação de Mortred para com a Ordem, próximo ao desfecho do quadrinho, quando o Oracle faz a oferta de fornecer informações sobre o passado dela, ela não resiste muito até ceder às ordens do feiticeiro, o que demonstra um sacrilégio contra os princípios das Irmãs (descrito de maneira bem rígida em sua própria biografia).
 -> Você pode ler o quadrinho completo aqui <- b="">


 Mortred por se uma assassina fria e calculista, já esteve em diversos lugares, eliminando todos os tipos de alvos, talvez o lugar mais exótico que já esteve foi a macabra terra de Lordran... Não reconheceu o nome? É simplesmente o local que serve de cenário para os eventos que se desenrolam na franquia de Dark Souls. O item 'Cinta do Espectro Sombrio', do conjunto 'Espectro Sombrio', carrega como descrição o seguinte texto: "Em vozes abafadas, eles sussurram lições aprendidas em uma terra distante, conhecida como Lordran. O que será que isso significa?". Apesar de parecer esquisito, a esmagadora maioria acredita que o nome foi proposital e uma clara aversão ao título da From Software.

 A relação hierárquica da Ordem com Mortred se mostra bem frágil e tendenciosa, ao se deparar com Mireska (Dark Willow), a fada exclama a seguinte frase com a assassina: "As Irmãs do 'Véu' estão usando você!". Uma vez que a DW por ser estudante das artes mágicas, possui um vasto conhecimento acerca deste tipo de ordem, e afirma com veemência sua frase.
 E ao ser morta  pelo Sun Wukong (Monkey King) ele diz o seguinte: "O seu 'Véu' Fantasma se tornou seu próprio sudário, Mortred!". Como o Monkey conhece o nome da assassina? Esta é uma das linhas sem explicações acerca da PA.
 Muito dos itens cosméticos da Mortred carecem de uma descrição que acrescente algo a história dela, e ao que tudo indica, ficaremos muito mais tempo sem saber mais de seu passado e de suas relações com a Ordem. Por enquanto essas são as informações que temos acerca dela.

Arte por Artofhkm

 Gostou? Não gostou? Faltou alguma informação? Deixe aqui um comentário ou me envie um e-mail com sua reclamação/sugestão: roommacker@gmail.com
 Qual o próximo herói que você gostaria de ver aqui?

Comentários